segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Capacitação atualiza profissionais da saúde de São Pedro da Água Branca sobre técnicas do Método Canguru

O curso durará 3 dias, 19, 20 e 21/08
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca, ligados a Atenção Básica, estão em Imperatriz participando do curso "ATENÇÃO HUMANIZADA AO RECÉM- NASCIDO: MÉTODO CANGURU PARA UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE", ministrado pela equipe da Universidade Federal do Maranhão/Hospital Materno Infantil em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão. O curso que busca fortalecer a rede cegonha no estado tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna infantil. 

Entre os participantes da capacitação estão a  enfermeira Tarciane da Unidade Básica de Saúde, Maria Diva e, a enfermeira Berenice da Unidade Básica de Saúde Povoado de Primeiro Cocal. 

O que é O Método Canguru?

O Método Canguru surgiu com o intuito de melhorar os cuidados prestados ao recém-nascido pré-termo (que nasceu antes das 37 semanas de idade gestacional) e/ou de baixo peso. Ele tem por objetivo o baixo custo na assistência perinatal e a promoção de um maior vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, por meio do contato pele a pele.

No HU-UFMA, o Método teve início no ano de 1997. É um dos primeiros centros de referência e capacitação no Brasil para a aplicação do Método Canguru responsável por repassá-lo por meio de cursos com 40 horas, para grupos de profissionais de diferentes unidades hospitalares do país.

O Método Canguru traz diversas vantagens para a criança e a mãe, como menor tempo de internação e riscos de infecção hospitalar, aumento da estimulação sensorial e do aleitamento materno, e garante também mais segurança aos pais na hora do manuseio do bebê.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário