sexta-feira, 8 de novembro de 2019

O Hospital Municipal de São Pedro da Água Branca, promove nesta sexta-feira (08) e no dia, 30 de novembro, mutirão de USG para o diagnóstico do câncer da próstata

A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul de alerta sobre a necessidade de prevenção do câncer da próstata. A Secretaria Municipal de Saúde São Pedro da Água Branca, espera realizar mais de 100 ultrassons de Próstata neste mês de novembro. 

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens no país, depois do câncer de pele. 

 “Esse tipo de campanha é importantíssimo. Além disso, fazer os exames preventivos propicia o diagnóstico precoce, com maior chance de cura e tratamentos menos invasivos”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Gilvan Alves. 

De acordo com Gilvan, ainda há um grande número de pessoas que precisam de informações sobre o assunto. “É necessário que se quebre a barreira do preconceito que ainda existe sobre os exames e cuidados com o câncer de próstata. Muitos homens chegam ao ambulatório tardiamente, alguns já com câncer em estágio avançado, o que poderia ser evitado se houvesse acompanhamento preventivo”, completa.

Atenção aos sintomas!

Nos homens, uns dos problemas mais comuns com o passar do tempo, é o aumento da próstata, conhecida também como hiperplasia prostática benigna. O crescimento da próstata aperta a uretra, canal por onde passa a urina. Com isso, a pressão dificulta o esvaziamento da bexiga, trazendo sintomas que prejudicam a qualidade de vida dos homens.

Os principais sintomas são o aumento da vontade de urinar, acordando no meio da noite, com um jato urinário mais fraco e fino, exigindo que faça mais força para começar a urinar. 

Mais de 50% dos homens que chegam para tratar o câncer de próstata já estão em estágio avançado, pois não fizeram a prevenção. “O diagnóstico precoce é fundamental, pois permite tratamentos menos agressivos e com altos índices de sucesso. Por isso, a indicação dos especialistas é que, a partir dos 50 anos, a realização de exames de rotina vire um compromisso para toda a população masculina”, destaca Gilvan.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário