segunda-feira, 11 de novembro de 2019

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA ENVIA PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA PARTICIPAR DE CURSO DE AIDPI NEONATAL EM SÃO LUÍS

Enfermeiras Dulce, Sandra e Keyla participam de Curso de AIDPI em São Luis.







O Curso de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) aconteceu no Hospital Materno Infantil em São Luís, nos dias 08, 09 e 10 de Novembro

O profissional de saúde pode usar os procedimentos de atenção integrada apresentados neste curso para avaliar rapidamente todos os sintomas e sinais que a criança apresenta, classificar a criança e adotar a conduta adequada. Se a criança está gravemente doente deverá ser encaminhada para um hospital. Se a doença não é grave, poderão ser adotadas as normas de tratamento ambulatorial ou domiciliar, orientando-se a mãe ou o responsável pela criança quanto ao tratamento, aos cuidados que lhes devem ser prestados no domicílio, assim como sobre os sinais indicativos de gravidade daqueles casos que exigirão retorno imediato da criança à unidade de saúde para uma reavaliação.

O objetivo da estratégia AIDPI não é estabelecer diagnóstico específico de uma determinada doença, mas identificar sinais clínicos que permitam a avaliação e classificação adequada dos sintomas/queixas mais frequentes nas crianças de 2 meses a 5 anos de idade.

Qualificar o encaminhamento e a contrarreferência das crianças que apresentam alguma doença prevalente na infância, fortalecer a rede para a prevenção e tratamento precoce, visando reduzir a mortalidade materno infantil no município de São Pedro da Água Branca é o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde ao enviar os profissionais a capacitação”, evidenciou o Secretário de Saúde Gilvan Alves.

“Um momento muito importante para a Saúde Pública de São Pedro da Água Branca. Temos 3 enfermeiros do município participando no Materno Infantil em São Luís da capacitação do  curso do AIDPI. Mais uma vez é uma demonstração da valorização da gestão atual ao servidor municipal que com novos conhecimentos irão contribuir para melhoria da assistência do nosso SUS”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Gilvan Alves.


Fonte: Gilvan Alves Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário