quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

08/12/2023 - Escola CE Henrique de La Roque promove encontro de “prática de vivência”, referente à escolha do itinerário formativo

O evento reuniu os alunos das 1º séries e alguns profissionais liberais de formação superior que prestam serviço no município


A Escola da Rede Estadual de Ensino, CE Henrique de La Roque, promoveu nesta quinta-feira (07), no auditório do CMDCA de São Pedro da Água Branca, encontro entre os alunos e professores das 1º séries e alguns profissionais de formação superior que prestam serviço no município.

O evento está associado “à prática de vivência”, referente à escolha do itinerário formativo.

Os itinerários formativos são roteiros de atividades e conteúdos pré-definidos pela escola que os estudantes poderão seguir a partir do 2º ano do ensino médio com o objetivo de se aprofundar em determinada área de conhecimento ou de se qualificar profissionalmente.

A ideia é dar maior autonomia para que os estudantes possam optar sobre qual área desejam se aprofundar.

Durante o encontro os estudantes estabeleceram diálogo com os profissionais das áreas de agronomia, enfermagem, ciências contábeis, administração, medicina, odontologia e direito.

Na Escola CE Henrique de La Roque de São Pedro da Água Branca, a escolha dos itinerários formativos a serem trilhados ficou a cargo dos próprios estudantes. Isso porque esses caminhos de aprendizado são pensados para que os jovens sejam protagonistas no desenvolvimento de seus projetos de vida. 

Dessa forma, a responsabilidade da escola é criar os espaços de diálogo com os estudantes, mostrando quais são as possibilidades de escolha, ajudando-os a avaliar seus interesses, anseios e aptidões para que tomem a melhor decisão e de forma consciente. 

O jovem de hoje espera muito mais do Ensino Médio e querem ser protagonistas de suas próprias aprendizagens. 

‘’O objetivo da iniciativa desse encontro da prática de vivência é tornar a experiência educativa mais interessante e também desenvolver habilidades importantes para o futuro do estudante, como tomada de decisão, proatividade, inovação e resolução de problemas”, disse a Gestora Geral da escola, Maria Luciene da Conceição.

Por profº. Gilvan Alves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário